Os metais pesados são elementos químicos de alto peso molecular que podem ser considerados essenciais (ex: ferro, cobre, manganês, zinco) no desempenho de funções vitais ou não (ex: chumbo) e podem causar contaminação química nos alimentos e nas pessoas que consomem esses alimentos.
O chumbo é um metal tóxico para a saúde humana e está associado a presença de anemia em crianças, alem de causar problemas hepáticos, neurológicos e cognitivos.
Alimentos de maneira geral podem conter metais a partir da contaminação dos mesmos durante as mais variadas etapas do processo de produção (plantio, transporte, armazenamento, preparo e distribuição).
Na região de Maragogipinho a principal fonte de contaminação é o chumbo utilizado na vitrificação de peças de cerâmica. Esse material é queimado, produzindo uma fumaça tóxica que se dispersa pela região e contamina solo e plantações.
Além da contaminação durante a etapa do plantio, as cerâmica que são verificadas também podem passar por um processo de migração durante o cozimento e distribuição dos pratos preparados e assim, transferir o chumbo para o alimento que esta sendo consumido.
Considerando que uma das principais vias de absorção é a via oral, alimentos contaminados por chumbo caracterizam um grande risco a saúde das pessoas que consomem esses produtos.
O assunto foi tema do Programa Saúde no Ar do dia 29.08 (Quarta feira). Patrícia Tosta conversou com o farmacêutico Homegnom Antonin, o nutricionista Erival Júnior, a professora Cecília Freitas, o pescador Paulo Sérgio, com a Professora Cecilia Freitas da Silva e com o Físico Ezequiel Oliveira,.
O Programa Saúde no Ar, veiculado pela Rádio Excelsior AM 840 e Rádio Web Saúde no ar com transmissão pelo face-book. Os ouvintes participam pelo telefone (071) 33287666 ou 9- 96813998. O Saúde no ar começa às 8 da manhã. Sintonize e participe!
Foto : Internet
Fonte: Homegnom, Erival,Cecília e Paulo.
Redação Saúde no Ar