Portal Saúde no Ar

 

Consumir amendoim constantemente faz bem para o coração

Quem pensa que o amendoim serve apenas como alimento afrodisíaco, pode estar enganado! O consumo do produto mesmo em pequenas quantidades, pode auxiliar a reduzir a mortalidade causada por problemas cardiovasculares, aponta uma pesquisa norte-americana. De acordo com os autores do estudo divulgado na revista “JAMA”, da associação médica nos Estados Unidos, os amendoins estão vinculados a uma diminuição da mortalidade geral – entre 17% e 21% e uma diminuição de 23% a 38% das disfunções por doenças cardiovasculares.

O estudo foi baseado nos resultados de 70.000 indivíduos brancos e negros dos Estados Unidos e de 130.000 chineses em Xangai. A maioria dos participantes pertencia a categorias sócio-econômicas modestas.

Segundo o epidemiólogo da faculdade de medicina da Universidade Vanderbilt e principal autor do trabalho, Hung Luu, no estudo, foi constatado que o consumo de amendoim coincidiu com uma diminuição da mortalidade geral, especialmente aquela causada por doenças cardiovasculares em populações negras e brancas norte-americanas, assim como entre chineses de ambos os sexos em Xangai.

O autor também explica que como o fruto é seco e bem menos oneroso e mais acessível que as nozes, reforçar seu consumo pode ser uma maneira econômica de melhorar a saúde cardiovascular das populações.

Já o coautor do estudo e pesquisador do centro sobre o câncer de Vanderbilt, William Blot, ressaltou que esses dados vêm de estudos epidemiológicos e não de provas clínicas controladas. O pesquisador também enfatiza que devido à falta de provas, a equipe de análise não está segura de que o consumo de amendoins – considerado poderoso – permita uma redução da mortalidade. Ainda assim, os resultados apoiam pesquisas anteriores que sugerem que os benefícios de comer amendoins são bastante alentadores. O amendoim (sem adição de sal) é rico em nutrientes e contém ácidos graxos não-saturados, fibra, vitaminas e antioxidantes.

Fonte: France Presse

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.