A construção de Unidades de Pronto Atendimento (UPA), além de hospitais de pequenos portes e outros elementos da saúde pública poderão ser viabilizados por meio de um consórcio entre municípios da mesma região. A proposta foi feita pelo secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, durante reuniões com os Núcleos Regionais de Saúde Oeste e Centro Norte, realizadas na última terça (27), respectivamente em Barreiras e Jacobina.
A ideia vai de encontro com uma proposta anunciada por Vilas-Boas antes mesmo do início do seu mandato, quando – em entrevista exclusiva ao Programa Saúde no Ar, na Rádio Excelsior – ele revelou que a principal intenção da sua gestão seria descentralizar a saúde dos grandes hospitais de Salvador.
Nos encontros o secretário destacou que mais de 700 profissionais de saúde que trabalham na área administrativa serão relocados para realizarem serviços em unidades de saúde afim de atuarem mais próximas da população. Na visita a Barreiras, Fábio Vilas-Boas assumiu o compromisso de retomar as obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barreiras.
Ainda em fase de análise, caso implantados os consórcios intermunicipais terão apoio dos governos federais e municipais.