Consórcio do Nordeste formaliza compra de Sputnik V

Com anuncio realizado na ultima sexta-feira (12); os nove estados do Nordeste que formam o consórcio de mesmo nome, fecharam a compra de cerca de 37 milhões de doses da vacina Sputnik V; desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia. De acordo com o anuncio, com a aquisição, a Bahia deve receber quase 10 milhões de doses do imunizante.

Contudo, as 37 milhões de doses da vacina Sputnik V, compradas pelo consórcio de governadores da Região Nordeste integrarão o Plano Nacional de Imunização (PNI); do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com anuncio do governador do Piauí as doses serão distribuídas para todo o país, a partir de abril. Dessa forma, o Ministério estará responsável  pelo papel de interveniente no processo.

Além disso, o governador ressaltou que o ministério vai manter o que está previsto na legislação: que toda vacina comprada por municípios e estados, e também pelo setor privado, deverá ser incluída no PNI. Do mesmo modo, durante reunião, houve confirmação da entrega do primeiro lote de vacinas do Covax Facility, consórcio da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Com isso, nós teremos condições de alcançar em torno de 20 milhões de brasileiros vacinados no mês de março. E todo esforço vai nessa direção, para chegar no mês de abril com 50 milhões de pessoas; de todo o grupo de risco, vacinadas para a gente ter condições de superar essa pressão de internações; na rede hospitalar e ainda reduzir os óbitos”.

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Covid no Brasil: Uma a cada cinco pessoas hospitalizadas morreu sem acesso a UTI

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.