Considera uma fruta vermelha e suculenta, a romã, pode ser consumida in natura ou usada em culinárias diversas. Conhecida como uma fruta milagrosa por combater tumores e vírus, além da inflamação da garganta, contem grande quantidade de nutrientes. Além disso, o fruto, é uma fonte rica de antioxidantes e outros compostos extremamente saudáveis para a saúde. Pode também ser utilizada em uma variedade de bebidas, sobremesas e sucos.
Conheça os Benefícios:
Benefícios Nutricionais da Romã: Considerada uma fruta muito saudável, a romã, fornece apenas 80 calorias por 100 gramas do seu consumo. A fruta possui também quantidade de nutrientes, como a vitamina C e os minerais, como potássio e ferro, além de ser uma excelente fonte de antioxidantes e fenóis como os flavonóides e elagitaninos.
Prevenção de Doenças Cardíacas: Por ser rico em antioxidantes, a romã tem o poder de reduzir o processo de oxidação pelas radicais livres. Os antioxidantes encontrados na fruta, também auxilia na resistência à formação de colesterol mau (LDL) no corpo. Ele ajuda ainda na redução do entupimento nas artérias, além de impedir o colesterol ruim de se acumulado nelas. Além disso, o Ácido oleanólico presente na Romã, auxilia na redução de triglicéridos no sangue.
Prevenção do Câncer: Rica em antioxidantes e flavonoides – compostos que ajudam a inibir a produção de células cancerosas no corpo. Estudos realizados, mostram que a Romã é utilizado contra o câncer de mama, próstata e de pulmão. Com um elevado nível de ácido punícico, a fruta também reduz o crescimento de células cancerosas da próstata e do cólon.
Benefícios para a Pele: A fruta tem efeito antienvelhecimento natural, portanto, auxilia na redução das rugas. A romã também contém um óleo que ajuda na formação de uma camada protetora contra poeira e poluição. A fruta também pode ser utilizada como suco – que contribui na desintoxicação – permitindo que à pele fique mais brilhante.
Reduzir a Asma: O fruto é considerado uma fonte de vitamina C e ácido ascórbico. Esses compostos agem como um agente anti-inflamatório e auxiliam na redução do bloqueio dos órgãos respiratórios. O suco da fruta também pode ser utilizado para amenizar a febre e frio.
Perda de Peso: Consumido por pessoas obesas ou que estejam acima do peso desejado, a fruta evita a absorção de gorduras e de triglicéridos no corpo. A romã também ajuda na prevenção de hiperlipidemia e lipase pancreática, diminuindo assim o consumo de energia.
Além de todos esses benefícios, a Romã por ser fonte de antioxidantes auxilia também na redução de doenças, como Alzheimer. Considerada ainda uma grande fonte de ferro, a fruta ajuda o aumento do nível de hemoglobina no sangue – evitando tonturas, fraqueza e sintomas de anemia. Seus benefícios também inclui o aumento de oxigênio no coração. A romã ainda auxilia na prevenção de cegueira noturna – devido a presença de rodopsina que é benéfica para a saúde dos olhos.
29.05.2015