Nesta segunda-feira (17/08) no Programa Saúde no Ar (Rádio Excelsior da Bahia), Patrícia Tosta, entrevistou o responsável pela administração (provedor) da Santa Casa da Misericórdia de Nazaré, Cleidson Prazeres.
A Santa Casa da Misericórdia de Nazaré, ao longo doe seus 184 anos, presta grandes serviços aos moradores de Nazaré e cidades circunvizinhas, com atendimentos de consultas médicas e cirurgias de baixa e médica capacidade, de forma gratuita. Atualmente a Santa Casa realiza uma média mensal de 600 cirurgias e 1.500 atendimentos. Cleidson, deixa claro que a Santa Casa é uma entidade privada e e não possui fins lucrativos.
Fechada por problemas financeiros, foi reaberta com uma dívida total de 5 milhões. A dívida no valor de R$ 3 milhões, foi parcelada com o INSS e o FGTS e com as certidões negativas a Santa Casa já pode voltar a receber verbas federais, inclusive de emendas parlamentares. “Se não fosse a ajuda do Ministério Público e das prefeituras de cidades circunvizinhas como: Aratuípe, Jaguaripe, Muniz Ferreira, Nazaré e Salinas das Margaridas, que mantém os médicos na emergência, a gente não teria condições nenhuma de ter reaberto o hospital”. destacou, Cleidson.
Além das dificuldades financeiras, existe a dificuldade de mão de obra especializada. “Os médicos se formam e querem ficar no grande centro. Isso é uma dificuldade em todo o interior, não é só na Bahia como em todo Brasil”, afirmou Cleidison. Está sendo planejada a condição do hospital fazer cirurgias de cataratas, mas falta a equipe especializada.
A entidade recebe apoio de trabalhadores voluntários. Enfermeiras recém-formadas trabalham de forma voluntária e quando surge uma vaga, elas possuem prioridade para serem contratadas. “Os trabalhadores e colaboradores vestem a camisa e tratam o hospital como se fosse a casa deles”, concluiu.
O provedor, destacou que tem buscado a cada dia melhorar a qualificação dos funcionários que lá estão, inclusive está programado um curso para as enfermeiras obstetras manusearem a incubadora que foi cedido por empréstimo do Hospital Martagão Gesteira. Cleidson disse que se algum hospital tiver comprado um equipamento novo e quiser doar o antigo, estando em funcionamento, a Santa Casa de Nazaré, recebe a doação.
O hospital da Santa Casa, possui um Centro de Parto Natural (CPN), “dá um acolhimento todo especial a gestante, para ter seu parto natural sem intervenção cirúrgica”, afirmou. Segundo Cleidson, o CPN já realizou 200 partos naturais.
A recepção da emergência está interditada desde março. O rio quase derruba a emergência. Colaborem com a entidade e ajude a salva vidas.
O problema financeiro não atinge apenas a Santa Casa da Misericórdia de Nazaré e sim a todas as entidades filantrópicas que trabalham na área da saúde.
As empresas e particulares podem ajudar através de depósito bancário.
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 0072
Operação: 003
C/C: 461-5
Maiores informações podem ser obtidas através do site: www.santacasadenazare.com.br
Para ouvir a entrevista na íntegra, acesse: www.portalsaudenoar.com.br/audios
O agendamento para atendimento, médico pode ser feito pelos telefones:
(75) 3636- 2016,
(075) 3636- 26 11,
(075) 3636-26 12
Jorge Roriz