A Bahia vai sediar de 27 a 31 de outubro o XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia(SPB) juntamente com o XXIII Congresso Latinoamericano de Parasitologia (FLAP) que acontecerão no Bahia Othon Palace, em Ondina.
O tema do Congresso, que terá a participação do pesquisador baiano Manoel Barral Netto, é “Parasitologia: passado, presente e futuro”. Além de comemorar o cinquentenário da SBP, fundada em julho de 1965, o congresso visa realizar uma discussão ampla sobre os desafios atuais da parasitologia e os fatores que levam à persistência, expansão, emergência e re-emergência das parasitoses no Brasil e nas Américas .
Segundo o professor-doutor Artur Lima, presidente do congresso e professor da Bahiana, o tema do congresso foi escolhido por falar da história da saúde e dos pesquisadores que contribuíram durante o surgimento da sociedade até os tempos atuais, valorizando aquelas que dedicaram sua vida a combater a doença.
O pesquisador Barral Netto recebeu, neste mês de outubro, o Prêmio Unesco-Guiné Equatorial de Pesquisa em Ciências da Vida 2015, pela sua contribuição ao estudo da leishmaniose e da malária, ajudando o desenvolvimento de ferramentas de controle na área das doenças transmissíveis e relacionadas à pobreza.
Também é destaque SBP, que trará pesquisadores da Espanha e da América Latina, o presidente da Sociedade Brasileira de Parasitologia (SBP) e da FederaciónLatinoamericana de Parasitologia (FLAP), Alejandro O. Luquetti.
O evento tem o apoio da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e dos Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq), Portal iSaúde, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Ministério da Educação e Governo Federal.
*Redação Portal Saúde no Ar