A 9ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia (Conferes) será realizada nos dias 6, 7 e 8 de outubro, no Senai-Cimatec em Piatã, em Salvador, com o tema: “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas”.
As conferências que acontecem a cada quatro anos contemplam três etapas: municipal, estadual e nacional. Este ano os eixos temáticos que norteiam os debates em todo o país são oito: Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; Participação e controle social; Valorização do trabalho e da educação em saúde; Financiamento do SUS e relacionamento público-privado; Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; Informação, educação e política de comunicação do SUS; Ciência, tecnologia e inovação no SUS; e Reformas democráticas e populares do Estado.
Da etapa municipal que abrangeu 417 municípios, saíram 6.950 propostas que foram encaminhadas para a o encontro estadual. Os representantes são escolhidos entre todos os segmentos da sociedade, representados através de movimentos sociais, representantes de classes e usuários do sistema.
Estas propostas serão apresentadas na Conferência Estadual e votadas. As escolhidas serão encaminhadas à fase nacional de onde serão extraídas as diretrizes para o planejamento da Política Estadual de Saúde para quatro anos, que vão de ações para o fortalecimento da imunização e vigilância, passando pela promoção e prevenção da saúde, até a capacitação e qualificação dos recursos humanos.
Fonte:Sesab
A.V.