Categories: Notícias

Conferência debate saúde pública e privada no Brasil

Quem tem plano de saúde pode até pensar que não precisa do Sistema Único de Saúde (SUS). Mas este é um equívoco facilmente desfeito. Quer ver?! Você já tomou alguma vacina? Precisou de um atendimento de emergência e recebeu socorro de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)? Ou já deixou de comprar um produto, porque o estabelecimento no qual ele era vendido foi interditado pela Vigilância Sanitária? Se sua resposta for positiva, caro leitor, para pelo menos uma dessas perguntas, então você transita pelos sistemas público e privado de saúde sem nem se dar conta disso.

Com o objetivo de discutir a situação e os pontos de ligação entre a saúde pública e privada, no Brasil, aconteceu hoje (18), no Sheraton da Bahia Hotel, no Campo Grande, a conferência “Saúde no Brasil Pública e Privada: Quadro e Perspectivas”. O evento foi promovido pela revista AméricaEconomia Brasil e contou com a participação de nomes como Jorge Pinheiro, presidente da Hapvida, Andre Guanaes, superintendente técnico científico do Instituto Sócrates Guanaes, Jorge Solla, deputado federal, Agostinho Turbian, presidente e publisher da AméricaEconomia Brasil e o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

 

Segundo o diretor executivo da AméricaEconomia Brasil, Paulo Tavares, a capital baiana foi escolhida para sediar o evento “devido a seu destaque em áreas como turismo e economia, além de ter sido a primeira cidade no país a ter uma faculdade de medicina”.

Na conferência, o ministro da Saúde pontuou os avanços e os principais desafios enfrentados pelo SUS, abordando temas como o programa Mais Médicos, os custos que o setor público tem com os acidentes de trânsito e a judicialização da saúde. “Hoje vivemos um período marcado por três transições na área da saúde pública brasileira: A demográfica, que é desafiadora, pois estamos envelhecendo em um ritmo para o qual não nos preparamos. A nutricional, saímos da subnutrição e nos tornamos rapidamente um país com índices de obesidade preocupantes e, por fim, temos também a transição epidemiológica. Ainda sofremos muito com doenças como a tuberculose e a dengue, por exemplo. Entender este cenário é fundamental para saber como os setores público e privado devem se organizar para avançarmos na área da saúde”, afirmou Chioro.

O ministro também falou sobre a abrangência do SUS, pontuando que somente no ano passado o sistema foi responsável por 4,1 bilhões de procedimentos, 590 milhões de consultas médicas, 19 milhões de atendimentos na área de oncologia e por movimentar 98% do mercado de vacina. Chioro também defendeu o Mais Médico e pontuou a importância do programa para a descentralização da assistência básica à saúde no Brasil.

 

Sobre a AméricaEconomia

A conferência faz parte das comemorações dos 30 anos da revista AméricaEconomia, que serão completados em 2016.  A publicação faz cobertura da economia da America Latina e propõe debates que possam gerar fatos favoráveis ao desenvolvimento econômico, social e sustentável da sociedade.

 

Ana Paula Lima

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Patricia Tosta

Recent Posts

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

6 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

7 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

8 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

8 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

8 horas ago

Número de motoristas com problemas de visão aumenta 80% no Brasil

Dados de 2014 da Senatran, Secretaria Nacional de Trânsito, órgão máximo executivo do Sistema Nacional…

21 horas ago