Comunidade médica internacional teme a possibilidade de uma nova pandemia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que monitora um surto do vírus mortal Nipahdoença, que possui uma taxa de mortalidade variando entre 40 a 75%, muito superior à taxa de 1% do coronavírus.

O vírus tem feito vítimas desde fevereiro e cientistas temem que ele causar uma nova pandemia. O período de incubação (intervalo desde a infecção até o início dos sintomas) varie de 4 a 14 dias. Os sintomas são: febre, dores de cabeça, dores musculares, vômitos e dor de garganta. Também pode ocorrer tonturas, sonolência, alteração da consciência e sinais neurológicos que indicam encefalite aguda. Algumas pessoas também podem ter pneumonia atípica e problemas respiratórios graves, incluindo dificuldade respiratória aguda. De acordo com a OMS, encefalite e convulsões ocorrem em casos graves, progredindo para coma em 24 a 48 horas.

Em casos mais leves, no entanto, algumas pessoas podem desenvolver a infecção de forma assintomática.
um menino de 12 anos morreu com um inchaço cerebral no estado de Kerala, no sul do país. Embora não seja novo, o patógeno colocou a comunidade médica internacional em alerta.

JR

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.