Ícone do site

Como manter a boca limpinha

Primeiro passo: O ideal é que a escovação seja feita três vezes por dia. A regra muda quando a pessoa tem o hábito de se alimentar a cada três horas como mandam muitas dietas. “A higiene bucal deve ocorrer após as refeições e sempre que ingerir qualquer tipo de alimento. Para as pessoas que se alimentam de 3 em 3 horas, a regra é mesma.

Segundo passo:  Procure não escovar os dentes com pressa porque pode machucar suas gengivas.  Os movimentos devem ser suaves, a escova de cerdas macias e a escovação deve durar no mínimo dois minutos A escola deve ficar em ângulo de 45 graus ao longo da gengiva, fazendo movimentos que vão da gengiva até à ponta dos dentes. Os dentes devem ser escovados detalhadamente. Não esqueça de escovar a língua para eliminar o grande acúmulo de bactérias.

Terceiro passo:  O fio dental deve ser usado sempre antes da escovação e sem força, pois o excesso de pressão pode machucar a gengiva e fazê-la sangrar.

Quarto passo: Os enxaguantes bucais não substituem a escovação sendo apenas um complemento. O dentista é a melhor pessoa para indicar qual é o melhor enxaguante para cada caso e como o produto deve ser usado.

Quinto passo: Troque os itens de higiene bucal de três em três meses. É recomendado fazer a troca da escova dental a cada três meses. Para não esquecer, deixe anotado na agenda ou faça um lembrete e cole no espelho. Se houver alguma infecção você deve trocar de escova durante o tratamento. O mesmo processo deve ocorrer com os raspadores linguais que devem ser trocados de três em três meses.  A troca é indicada para se evitar a proliferação de bactérias e é importante lavá-la em água corrente após seu uso, guardando-a na posição vertical evitando locais abafados porque isso também aumenta a proliferação de bactérias.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile