O resultado de uma pesquisa para saber se as pessoas lavam as mãos antes de comer mostrou que cerca de 80% disseram que tinham o hábito. Mas ao serem perguntadas se elas acreditam que as outras realmente fazem isso, a resposta mostrou que de cada 3 pessoas, apenas 1 lava as mãos. Em relação à pergunta sobre ensinar essa prática às crianças, somente 2 em cada 10 pessoas responderam afirmativamente (pesquisa Hábito de Lavar as Mãos, Ibope, 2010).
O hábito de LAVAR AS MÃOS previne e reduz infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde. A Lavagem de Mãos é uma medida SIMPLES, ECONÔMICA E EFICAZ na prevenção de doenças e infecções e um importante para a Saúde Individual e Comunitária.
Utilizar o álcool em gel é eficaz contra todos os tipos de germes (incluindo o vírus da gripe H1N1), além de matar 99,99% das bactérias. Porém, a total higienização e prevenção de doenças serão garantidas se combinada à lavagem das mãos com água e sabonete, reforçando a remoção mecânica de parasitas.
Neste dia 5 de maio, Dia Mundial de Higienização das Mãos, fizemos 5 orientações básicas para você aprender a lavar corretamente as suas mãos,e através da boa lavagem das mãos obter os benefícios desse ato.
Confira os 5 passos para lavar suas mãos corretamente:
1. Molhe suas mãos.
2. Passe sabão.
3. Esfregue ambos os lados das suas mãos, entre seus dedos e seus pulsos.
4. Enxague suas mãos completamente.
5. Use uma toalha para desligar a torneira e seque suas mãos com uma toalha limpa.