Como identificar alimentos orgânicos

Alimentos orgânicos são aqueles produzidos de maneira natural, sem uso de agrotóxicos, adubos químicos e outras substâncias sintéticas. Além dos impactos positivos ao meio ambiente e a movimentação da economia para pequenos produtores. Os produtos orgânicos pode trazer benefícios a saúde.

Pesquisa da Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), revela que com o aumento do interesse por alimentos orgânicos entre 2019 e 2021 aumentou 63%. De acordo com a associação, o principal motivo é “para melhorar a saúde”; segundo a resposta de 47% dos entrevistados.

Alimentos orgânicos podem estão disponíveis em mercados, feiras livres e de produtores e nos chamados “sacolões”. Além disso, os produtos também estão disponíveis em grupos de compras coletivas, com vizinhos ou colegas de trabalho, ou o comércio ambulante feito em veículos que adquirem os produtos em centrais de abastecimento.

Para verificar a autenticidade de orgânicos, o consumidor deve observar se a embalagem apresenta o selo Produto Orgânico Brasil.

O Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg) concede um selo que garante que um alimento oferecido é, de fato, natural e livre de alterações químicas. Os alimentos vendidos por agricultores familiares sem certificação, o consumidor pode pedir o documento que comprove o cadastramento do produtor como orgânico.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta com aproximadamente 68,7 mil estabelecimentos que fazem agricultura orgânica. No Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) tem atualmente cerca de 19 mil produtores e unidades de produção registrados.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe