As doenças cardiovasculares são responsáveis por aproximadamente 30% das mortes registradas no Brasil e as principais causas são o infarto, o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e a morte súbita.
Hábitos sedentários contribuem muito para que isso aconteça, mas não são os únicos: a forma de se alimentar também pode ser uma das causas de doenças coronarianas.
Como é mais produtivo prevenir que remediar, lembramos que uma alimentação saudável não é tão difícil, nem tampouco fazer exercícios algumas vezes por semana.
É bom lembrar
- Um dos cuidados básicos na alimentação é evitar frituras e o excesso de gordura saturada, açúcar e embutidos. Prefira gorduras chamadas “boas”, presentes no azeite, óleo de soja e milho e em seus derivados, como os cremes vegetais. Adicione ao cardápio as frutas, legumes, verduras, pois são boas fontes de vitaminas, minerais e fibras.
- Nada de bom vem do hábito de ficar o dia inteiro sentado: engorda, faz mal para a coluna, dificulta a circulação, dá varizes e pode complicar a saúde do coração. Se você trabalha fora, a dica é levantar da cadeira a cada 40 minutos para ir até o bebedouro (evite deixar a garrafinha na mesa) e beber pelo menos 100 mililitros de água. Com isso, você dilui o sangue e reduz o risco de formação de trombos (coágulos de sangue na circulação sanguínea).
- Vá ao banheiro sempre que sentir vontade. Assim, você evita segurar o xixi por muito tempo, o que aumenta os batimentos cardíacos e a pressão arterial e estressando o sistema cardiovascular. Você também pode aproveitar para esticar as pernas e estimular a circulação.
- Vale a pena apostar na dieta mediterrânea. A ciência comprovou o que os especialistas defendem há anos: a dieta mediterrânea faz bem ao coração. Um cardápio rico em peixes (salmão, atum), azeite extravirgem, frutas frescas, castanhas, verduras e legumes – alimentos consumidos nos países banhados pelo Mar Mediterrâneo – reduz em 30% o risco de eventos cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral.
- Economize no sal de cozinha e cuidado com as massas como macarrão instantâneo, pois eles contém muito sódio (sal) – substância que, em excesso, se torna inimiga do coração (e da barriga chapada!). Então, modere o consumo e leia o rótulo, pois algumas marcas chegam a ter sete vezes mais sódio que outras.
- A prática regular de exercícios físicos aeróbicos, pelo menos três vezes por semana, são medidas importantes para manter a saúde do coração. Além de ajudar na melhoria das condições do corpo, a realização de atividades físicas favorece a diminuição do colesterol ruim (LDL) e aumenta o nível do bom (HDL) no sangue.
- Saiba que os fumantes correm 70% mais risco de sofrer um infarto em comparação com quem não fuma, porque o cigarro abre as portas do corpo para fatores de risco para a doença: promove o depósito de colesterol na parede das artérias e a oxidação dele (favorecendo a formação de coágulos que podem provocar ainda um derrame cerebral) e facilita a coagulação do sangue (dificultando a circulação).
Redação Portal Saúde no Ar
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.
Apoie e compartilhe