Ícone do site

Como evitar as cólicas menstruais

Muito líquido, pouco ou nenhum sal. Esta é a principal recomendação do ginecologista e obstetra, Ivan Mascarenhas, mestre em Saúde Reprodutiva, para as mulheres que sofrem de cólica durante o período menstrual.

Entrevistado na manhã desta quarta-feira no Saúde no Ar pela apresentadora do programa Patrícia Tosta, dentro do quadro “Conversando com o especialista”, o médico falou sobre os tipos de cólicas menstruais (nome popular para a dismenorreia), suas causas e o que fazer para combatê-las.

Segundo dr. Ivam, existem as cólicas menstrual primária, que existe desde a menarca (nome dado à primeira menstruação), juntamente com o início dos ciclos ovulatórios, de natureza desconhecida e inata ao organismo feminino, e a secundária, geralmente causada por patologias como  falta de progesterona, inflamações pélvicas, pela endometriose, pela adenomiose e pelos fibromiomas,entre outras.

Existem vários métodos de amenizar a dismenorreia, e um deles é a injeção de progesterona- hormônio sexual esteroide essencial para o equilíbrio do ciclo ovariano e para a gravidez- que relaxa o útero, antiespasmódicos e um método mais radical e que acaba com o sofrimento feminino: a suspensão da menstruação através de anticoncepcionais.

O método que é recomendado pelo cientista Elsimar Coutinho funciona bem, conforme Ivan Mascarenhas, pois poupa as mulheres das dores, e, se elas desejarem engravidar só precisarão parar de tomar os hormônios durante um breve período, que voltam a menstruar novamente.

A alimentação é outro fator que contribuiu para aumentar ou diminuir a cólica. As comidas não devem conter muito sal, produto que ajuda a reter água no corpo causando inchação, incômodos, dores de cabeça e famosa TPM ( a Tensão Pré Menstrual).

Mulheres grávidas também pode ter cólicas na gravidez, conforme o especialista, até que o útero se adapte ao novo conteúdo- o feto. As contrações do parto também são cólicas, pois na verdade trata-se de contrações do útero para expulsar o bebê.

Porém, Dr. Ivam lembrou que as mulheres que têm cólicas muito fortes não devem se automedicar e que precisam procurar um especialista para pesquisar o que causa o desconforto durante o período menstrual.

 

Portal Saúde no Ar

AV.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile