Você já parou para observar o que pensa e sente sobre si mesmo? Já pensou sobre o quanto isso pode afetar todos os aspectos da sua vida? O essencial não é o que o outro pensa ou sente a seu respeito, mas sim o que você pensa e sente. Imagine quantas doenças como distúrbios psíquicos, disfunções sexuais, ansiedade, depressão, abuso de álcool ou drogas, além do baixo rendimento na escola ou no trabalho, a violência, o suicídio, dentre outras situações podem estar relacionados com uma baixa autoestima, com a falta de amor próprio e auto respeito.
De todos os julgamentos que fazemos diariamente durante a nossa vida, nenhum é tão importante quanto o que fazemos sobre nós mesmos. Talvez não seja tão simples mudar o que pensamos e sentimos a nosso respeito, mas podemos começar a partir de agora, pois autoestima é a chave para a saúde e sucesso em todas as áreas de nossas vidas e a base para entendermos a nós mesmos e aos outros.
Então, convidamos você a refletir agora mesmo sobre como está a sua autoestima e seu autoconceito, dando um novo sentido a visão que tem e sente sobre si mesmo. Vai aí uma dica pra começar: agora mesmo faça uma lista de 5 a 10 qualidades que você tem e comece a utilizá-las diariamente nas ações da sua vida observando o que sente. Com o tempo verá os resultados.
Com as terapeutas e nutricionistas Ana Cristina e eu Sou a Rúbia Natalino quadro Saúde Integrativa, desta seman no programa Saúde no Ar. Ouça o comentário das colunistas: