Ícone do site

Como cuidar de seu animal de estimação

Não basta gostar de animais para tê-los em casa. É preciso ter condições de  dar não só amor e carinho ao seu animal, mas também de poder de cuidar de suas necessidades básicas, alimentando-o, hidratando-o e cuidando da sua saúde.

Afinal, muitos animais precisam de cuidados específicos para sobrevivência, por isso é preciso aprender  conceitos e dicas importantes sobre maneiras adequadas de cuidar do seu bichinho de estimação.

A vacinação é um dos cuidados mais importantes que devemos ter com o nosso cão ou gato. Através da vacina, o sistema de defesa do animal “aprende” a produzir determinados anticorpos, rapidamente. A vacina contém vírus e/ou bactérias, mortos ou inativados, que não causam a doença, mas ensinam o organismo a se defender dela. A “memória” do sistema imunológico é relativamente curta nos animais. ssim, há necessidade de “relembrar” periodicamente esse sistema de defesa como e quais anticorpos ele deve produzir. É por isso que precisamos revacinar cães e gatos todo ano. Sem a revacinação, o animal volta a ficar desprotegido.

Todo esse processo é muito importante para a manutenção da saúde de cães e gatos, daí a necessidade de se utilizar vacinas de qualidade. Algumas doenças podem ser transmitidas dos animais para o homem (zoonoses). Vacinar é cuidar da saúde do animal de estimação e das pessoas que convivem com ele.

Para saber mais como cuidar da saúde do seu animal, o programa Saúde no Ar traz nesta quarta-feira (09.09) o veterinário Lúcio Leopoldo, coordenador do Colegiado da Escola de Medicina Veterinária da UFBA.

O programa, conduzido por Patrícia Tosta, vai ao ar a partir das 8h na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), podendo ser sintonizado também na nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar com.br. Os interessados podem fazer perguntas através do telefone 3328.7666 ou do WhatsApp 9681.3998.
A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile