O Colegiado da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) fez, na última sexta-feira, 20, uma visita à cidade de Feira de Santana. Os municípios de Vitória da Conquista, Irecê, Coité e Itabuna também foram visitados como parte do projeto de comissão itinerante.
Em Feira de Santana, o intuito foi discutir entraves e buscar soluções referentes à saúde. Representantes da Secretaria de Saúde de Feira, Diretoria Regional de Saúde (DIRES), SAMU e Fundação Hospitalar de Feira de Santana estiveram presentes no evento.
Durante a visita, a Comissão de Saúde verificou que a Rede Cegonha, programa do Governo Federal que incentiva partos naturais humanizados, ainda não foi implantada na cidade, o que diminuiria o fluxo para o Hospital da Mulher, que atende 126 municípios vizinhos.
Já na cobertura do Programa de Saúde da Família (PSF), Feira alcançou 55,87%, mas o percentual ainda precisa chegar a 60% para que a atenção básica não continue a abarrotar o Hospital Clériston Andrade, que absorve as demandas de toda a região do entorno feirense.
Por este motivo, a solução sugerida pela Comissão de Saúde foi discutir sobre a viabilidade da construção do Hospital Municipal de Feira de Santana. Após visitas à sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e ao Hospital da Mulher, uma Audiência Pública foi realizada na Câmara Municipal de Feira.
Fonte: ALBA
Redação Saúde no Ar*
Ana Paula Nobre