Portal Saúde no Ar



Comer ovos e laticínios reduz os riscos de diabetes tipo 2, aponta estudo

Um estudo realizado na University of Eastern Finland, aponta que comer quatro ovos por semana reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em um terço, assim como o consumo de produtos lácteos ricos em gordura pode ter resultados semelhantes. De acordo com a análise, os participantes que consumiram quatro ovos por semana tiveram um risco 37% mais baixo de desenvolver a doença do que aqueles que comiam apenas um.

A pesquisa que analisou os hábitos alimentares, contou com 2.332 homens, com idades entre 42 e 60 anos, comprovou uma ligação entre o consumo de ovos e níveis mais baixos de açúcar no sangue. Os cientistas descobriram que essa relação manteve-se forte, mesmo quando as variações na atividade física, índice de massa corporal, tabagismo e consumo de frutas e vegetais foram contabilizados.

Em contrapartida, a análise apontou que, comer mais do que quatro ovos por semana não traziam quaisquer benefícios adicionais e aqueles que já têm diabetes tipo 2 não devem aumentar o consumo.

Outro grupo de cientistas escandinavos, também contribuíram com a investigação e afirmaram que a ingestão de produtos lácteos ricos em gordura também pode reduzir o risco de desenvolver a doença.

De acordo com o pesquisador da Universidade de Lund, na Suécia, aqueles que consomem mais quantidade da gordura presente em produtos lácteos têm um risco 23% menor de apresentar diabetes.

O segundo estudo, além de analisar os diferentes tipos de consumo de gordura saturada que interferem no risco de diabetes, também aponta que o consumo de carne rica em gordura aumenta o risco.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.