Um novo estudo da Universidade de Surrey, na Inglaterra, aponta que comer andando pode aumentar a ingestão de alimentos no fim do dia, e consequentemente proporcionar alguns quilinhos. A pesquisa foi publicada na “Journal of Health Psychology”.
De acordo com o estudo, comer durante a caminhada desencadeia um aumento anormal do apetite em comparação com outras formas de distração, tais como ver televisão ou ter uma conversa com um amigo.
A pesquisa contou com 60 mulheres, que foram divididas em três grupos, dentre elas, algumas que passavam por um processo de dieta. Todas as integrantes receberam uma barra de cereal para comer em três condições diferentes.
O grupo primeiro assistiu um clipe de cinco minutos do seriado “Friends” enquanto comia. Já o segundo caminhou ao redor do corredor enquanto consumia a barra de cereal, e o terceiro comeu a barra enquanto conversava com um amigo. Os integrantes, após experimentos, responderam a um questionário e foram submetidos a um teste com quatro diferentes tipos de lanches – chocolate, palitos de cenoura, uvas e biscoitos. A quantidade consumida foi avaliada, após deixarem a sala.
Segundo os resultados, as pessoas que passavam por um processo de dieta, consumiram mais lanches, após transitar com a barra de cereal pelo corredor. De acordo com as análises, as pessoas consumiram cinco vezes mais chocolate
Para a professora Jane Ogden, principal autora do estudo, a caminhada é uma poderosa forma de distração, que atrapalha nossa capacidade de processar o impacto que o consumo tem sobre a nossa fome. Jane também salientou que o passeio, mesmo que apenas em torno de um corredor, pode ser considerado uma forma de exercício que justifica excessos mais tarde, como uma forma de recompensa, e acrescenta que qualquer forma de distração pode levar ao ganho de peso.
Fonte: O Globo
L.O.