Por recomendação do Ministério da Saúde, as doses remanescentes da vacina contra a gripe estão disponíveis para toda a população a partir desta segunda-feira (3).
Na última sexta- feira (31/05) foi encerrada a campanha nacional de vacinação para os grupos prioritários. Quase 80% do público-alvo foi vacinado, o que representa 47,5 milhões de pessoas. Os grupos prioritários tiveram entre os dias 10 de abril e 31 de maio para se vacinar com exclusividade.
A dose da vacina serve para imunizar apenas durante 12 meses. A cada ano surgem mutações e vírus diferentes e a vacina é produzida com vírus mais propensos a aparecer naquele período.
Quando falamos disponíveis para toda a população, nos referimos as pessoas de modo geral que podem vacinar ( fazendo ou não parte do grupo prioritário, porém, nem todos podem receber a vacina.
Quem não pode tomar a vacina contra a Gripe A (H1N1)?
Pessoas com doença febril aguda, pessoas com doença neurológica em atividade, ou aquelas com antecedentes de alergia grave a componentes do ovo, ao timerosal (Merthiolate®) e à neomicina. Nos casos de doença febril aguda, passada esta fase, a vacina poderá ser administrada normalmente.