Portal Saúde no Ar



Combate contra o fumo é incentivado pela SMS

A Secretaria Municipal da Saúde – SMS, através do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, disponibiliza tratamentos para os dependentes químicos que pretendem deixar o consumo do fumo. A ação que iniciou em 2006 na capital baiana, conta atualmente com 35 unidades de tratamentos, onde aproximadamente cinco mil pacientes são tratados. Deste total, 40% já deixaram de fumar. As informações são da SMS.

O tratamento totalmente gratuito é oferecido nas unidades de saúde do município. Para iniciar o procedimento, é necessário que o paciente passe por uma avaliação clínica e um teste para estimar o grau de dependência química e psicológica. Após procedimento, os usuários devem participar de sessões em grupo para discutir as doenças relacionadas ao tabaco e as vantagens de se parar de fumar. Caso seja detectado uma necessidade maior, os dependentes são encaminhados para tratamento com uso de medicamentos, também oferecidos gratuitamente pelo SUS.

Além da conscientização da população, devido as diversas ações existentes em combate contra o fumo, dentre elas, o Programa Municipal de Controle do Tabagismo, a capital baiana se destacou na pesquisa com um o menor índice de fumantes, onde 5,2% da população adulta declara fazer uso do cigarro, segundo o Ministério da Saúde.

De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, são registrados dez mil   ocorrências de óbitos diariamente em decorrência do consumo do cigarro no mundo inteiro. Estudos apontam que o tabaco é a principal causa de morte no mundo, seguida pelo álcool e pela inalação indireta do fumo – vitimando também os indivíduos que convivem com fumantes.

Os interessados pelo Programa Municipal de Controle do Tabagismo podem se cadastrar em qualquer umas das 35 unidades de tratamento. Maiores informações através do 3202-1050.

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.