Notícias

Combate ao desemprego é prioridade para 41% da população brasileira

Em levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI); a criação de empregos precisar estar como prioridade para o governo em 2021; juntamente com a melhoria da saúde. A conclusão consta da pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira.

De acordo com o levantamento, o combate ao desemprego é considerado prioritário por 41% dos entrevistados; contudo, com a margem de erro a preocupação com a saúde aparece em segundo lugar, com 39%.

Além disso, entre os 5 primeiros colocados estão: o combate à corrupção (35%); a melhoria da qualidade da educação (34%); bem como  o combate à violência e à criminalidade (25%).

Segundo a avaliação, o encolhimento da economia no ano passado e a continuidade da pandemia de covid-19 justificam a preocupação com o desemprego. Contudo para a confederação, somente a vacinação permite o retorno seguro dos brasileiros à rotina, a recuperação do mercado consumidor e a volta à normalidade na produção.

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas em todo o país. As entrevistas foram feitas entre 5 e 8 de dezembro de 2020.

Diferenças regionais

Além disso, em relação ao emprego, a pesquisa apontou que a questão preocupa principalmente os moradores das regiões Norte e Centro-Oeste; considerado prioritário por 52% dos entrevistados. Ainda assim, na divisão por faixa de renda, a preocupação maior está entre as famílias que recebem até um salário mínimo, com 44%.

No Norte e no Centro-Oeste, o combate à corrupção ficou em segundo lugar, com 45% das citações. Em seguida vieram educação e saúde, empatados com 40%, e segurança pública (38%). Dessa forma, no Nordeste, 39% consideram que a promoção do emprego deve ser prioridade; seguido de saúde (35%), educação (34%), combate à corrupção (29%) e segurança (25%).

Ainda assim, tanto nas capitais quanto no interior, o combate ao desemprego é considerado prioridade, com 41% e 43% de menções, respectivamente. Contudo, nas periferias a prioridade é melhorar os serviços de saúde (44%). Em seguida, melhorar a qualidade da educação, com 40%. A promoção de empregos, nas periferias, cai para a terceira posição, com 37%.

 

 

 

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Covid-19: Brasil representa risco para a América Latina e o mundo

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Joice Mara Araujo

Recent Posts

Extrato bancário terá nomeclatura única para todos os bancos

Os termos utilizados nos extratos bancários passarão a ser padronizados para todos os bancos  a…

4 horas ago

Os piores gatilhos da rinite alérgica e como preveni-los

A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia destaca que ácaros, mofo, pelos de animais, polén, fumaça e…

8 horas ago

Previsões para o futuro da humanidade

O físico Heinz von Foerster, nascido em 1911, previu que em 2026 poderíamos ver níveis…

9 horas ago

Centro de panificação abre vagas para trabalho temporário

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) estão disponibilizando cerca de 30 vagas para trabalho temporário…

10 horas ago

Salvador inicia campanha de vacinação antirrábica animal nesta segunda (8)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia, nesta segunda-feira (8), a campanha de vacinação antirrábica…

11 horas ago

Câncer de bexiga- Mais de 19 mil mortes em 4 anos

Dados do Sistema de Informações do Ministério da Saúde (SIH/SUS) indicam mais de 110 mil…

11 horas ago