Com o objetivo de verificar nove municípios baianos, o Ministério Público Federal (MPF) em Eunápolis, na Costa do Descobrimento, recomendou a execução do Plano Municipal de Contingência para combater os vírus da dengue, zika e chikungunya, transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti.
O autor da recomendação, o procurador da República Fernando Zelada requer que as cidades de Belmonte, Cabrália, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Jucuruçu e Porto Seguro notifiquem imediatamente às vigilâncias epidemiológicas municipal e estadual casos suspeitos da tríplice epidemia. Se as localidades possuírem plano de contingência, devem seguir diretrizes de combate aos vírus estabelecido pelo Ministério da Saúde.
O MPF estabeleceu também que as cidades devem adotar políticas de conscientização da população, divulgar a situação epidemiológica e implementar protocolo de atendimento a pacientes com a tríplice epidemia nas unidades de saúde, além de notificar os casos de microcefalia diagnosticados durante a gravidez ou após o nascimento.
Redação Saúde No Ar*
(M.M.A)