Notícias

Com o crescimento da Covid diminui o número de transplantes de órgãos

O número de transplantes de órgãos sólidos caiu drasticamente em todo o mundo entre 2019 e 202; de acordo com os pesquisadores, o impacto generalizado da pandemia Covid-19 nos serviços de saúde e pacientes é o motivo da diminuição.

Desse modo, com o aumento da pandemia, os hospitais acabram forçados a adiar a cirurgia de transplante de órgãos que potencialmente salvava vidas; por causa dos recursos, como leitos de terapia intensiva, necessários para os pacientes de Covid e por causa de preocupações, incluindo se era seguro tratar receptores de transplantes no hospital.

Em julho, um relatório do NHS Blood and Transplant mostrou que no ano de 2020-21, a atividade de transplante caiu para cerca de 80% dos níveis normais, com 3.391 transplantes realizados no Reino Unido em comparação com 4.761 nos 12 meses anteriores. No total, 487 pacientes morreram enquanto esperavam por um transplante em comparação com 372 em 2019-20; enquanto o serviço estimou que cerca de 7.000 pessoas provavelmente esperavam por um transplante no Reino Unido; um número que disse ter sido visto pela última vez em 2012-13.

Além disso, novo estudo internacional , publicado na revista Lancet Public Health e apresentado no congresso da European Society for Organ Transplantation (Esot) de 2021; mostrou que o número total de transplantes de rim, fígado, pulmão e coração de doadores humanos caiu 31% durante a primeira onda de Covid-19 em 22 países. A queda geral foi de quase 16% no final de 2020, com mais de 11.200 transplantes a menos realizados.

O estudo analisou o número de transplantes realizados em cada país até o final de 2020; a partir do ponto do ano em que houve confirmação de 100 casos da Covid.

Os resultados mostraram que o impacto da pandemia variou entre os países: enquanto houve uma queda geral de 9,86% no número de transplantes de órgãos realizados no Canadá durante esse período, correspondendo a 227 menos transplantes; houve queda de 66,71% no Japão, onde aconteceu 1.413 transplantes a menos.

Os transplantes renais foram os mais afetados, com uma redução de 19,14% quando todos os 22 países foram considerados juntos; correspondendo a 8.560 transplantes a menos.

Os pesquisadores disseram que, embora alguns países tenham experimentado grandes reduções no número de transplantes, outros não; embora tenham sido duramente atingidos pela Covid, o que significa que uma análise mais aprofundada é necessária em nível regional, nacional e global para entender as diferenças.

 

Fonte: The Guardian (Trechos traduzido do inglês)

 

 

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Joice Mara Araujo

Recent Posts

Servidores do INSS estão em greve

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entraram em greve nesta terça-feira (16)…

55 minutos ago

Vagas de emprego no Simm nesta quarta-feira (16/07)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 54 vagas de emprego…

6 horas ago

Ludopatia – O vício nos jogos de azar

O vício em jogos de azar é uma doença classificada pela Organização Mundial da Saúde…

6 horas ago

Prontuários de pacientes poderão ser acessados online pelos profissionais de Saúde

O aplicativo Meu SUS Digital, do Ministério da Saúde, vai permitir que profissionais da saúde…

6 horas ago

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

19 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

1 dia ago