Portal Saúde no Ar

 
Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Com impacto ambiental 20 vezes menor, tecnologia revoluciona sustentabilidade na indústria alimentícia

Por: Sophia Pietá
sophia.pieta@motim.cc

Processo de embalagem e cozimento de origem europeia foi adaptado ao mercado brasileiro pela Vapza, garantindo sabor, textura e nutrientes, além de estender validade dos produtos por até 24 meses

Garantir alimentos seguros e nutritivos por mais tempo, sem necessidade de refrigeração, sempre foi um desafio para a alimentos seguros e nutritivos. Com clientes cada vez mais exigentes quanto à qualidade e procedência dos produtos que consomem, a busca por soluções inovadoras tem impulsionado o mercado. Nesse cenário, a tecnologia de cozimento a vapor em alta temperatura e sob pressão tem ganhado destaque por seu impacto na preservação dos alimentos, mantendo sabor, textura e nutrientes, além de aumentar a vida útil desses itens sem a necessidade de conservantes artificiais.

Adaptada de processos industriais europeus, a técnica foi aperfeiçoada pela Vapza, empresa líder em inovação na produção de alimentos embalados a vácuo no Brasil, para atender às especificidades do mercado local. O processo começa com o envase dos alimentos em embalagens BPA free. Em seguida, os produtos já embalados são cozidos a vapor, eliminando micro-organismos e garantindo segurança alimentar sem a necessidade de conservantes.

Com essa tecnologia, os alimentos mantêm sua qualidade por até 24 meses, proporcionando mais praticidade para o consumidor e redução do desperdício tanto no varejo quanto no consumo doméstico.

“Nosso objetivo sempre foi oferecer alimentos práticos e seguros sem abrir mão da qualidade. Essa tecnologia nos permite atender a essa demanda com um processo que combina segurança alimentar e compromisso com a preservação do meio ambiente”, afirma Enrico Milani, CEO da Vapza.

Isso porque o processo elimina a necessidade de refrigeração, economizando energia e recursos naturais. “O método também gera um impacto ambiental 15 vezes menor do que a produção de embalagens de vidro e 20 vezes menor do que a de alumínio. O plástico e o papel utilizados também são recicláveis, reforçando o nosso compromisso com a sustentabilidade”, comenta o executivo.

Não à toa, a Vapza conquistou a certificação B em 2024, que reconhece organizações comprometidas com impacto socioambiental positivo, demonstrando que inovação e responsabilidade podem caminhar juntas. “Investimos constantemente em pesquisa e desenvolvimento para continuar na vanguarda da indústria alimentícia, atendendo às novas exigências do mercado e promovendo um futuro mais sustentável”, destaca o CEO.

A ampliação da indústria de alimentos saudáveis é um indicativo da relevância dessa inovação. Segundo a Euromonitor International, o setor deve crescer 27% no Brasil até 2025, impulsionado pela demanda por produtos mais naturais e sustentáveis.

Sobre a Vapza

Com mais de 30 anos de história, a Vapza é uma empresa líder em inovação na produção de alimentos embalados a vácuo e cozidos a vapor no Brasil. Baseada em premissas ESG, oferece alimentos esterilizados, saudáveis e saborosos A companhia está presente em mais de 18 mil pontos de venda, disponibiliza seus produtos aos consumidores finais em redes supermercadistas e também atua na indústria food service. Certificada como Empresa B, a Vapza possui fábrica aterro zero, valoriza pequenos produtores locais e exporta para 14 países, incluindo Alemanha, Estados Unidos e Canadá, seguindo padrões internacionais de qualidade com certificações como BRCGS, Kosher, Vegan e Orgânico. Para mais informações, visite o site.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe