Com Covid-19 em alta, secretaria do Ministério da Saúde recomenda uso de máscara

Na semana epidemiológica entre 6 e 11 de novembro, foram notificados 57.825 casos e 314 mortes causadas pelo coronavírus no Brasil. A média móvel dos últimos sete dias ficou em 8.448 diagnósticos diários, representando um aumento de 120% em relação à semana anterior, com 3.834.

o surgimento da nova variante,. BQ.1, as aglomerações durante as eleições unidas a milhões de brasileiros que ainda não completaram seu ciclo vacina, inclusive,milhões nem tomara a primeira dose,  esses fatores, aumentaram o número de infecções por Covid 19 no Brasil.

A média móvel de óbitos foi de 46, um acréscimo de 28% se comparado com a última semana, com 36, devido a isso, a  Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde voltou a recomendar, neste domingo (13), a utilização de máscaras devido ao avanço da Covid-19, principalmente pela circulação da sublinhagem BQ.1.

A recomendação tem como prioridade os  imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades, bem como quem teve contato com infectados e indivíduos que estejam em situações de maior risco de contaminação, como em locais fechados e mal ventilados, locais com aglomeração e serviços de saúde.

Os casos suspeitos ou confirmados devem permanecer em isolamento.

São aconselhados ainda o esquema vacinal completo, com atenção às doses de reforço, e a lavagem das mãos com álcool 70% e água e sabão.

A SUBVARIANTE BQ.1 E A 5ª DOSE

A nova subvariante da ômiciron,  a BQ.1 tem alta transmissibilidade e baixa letalidade. Os sintomas são os mesmos da ômicrôn.

AS RECOMENDAÇÕES SÃO AS MESMAS DE SEMPRE, LAVAR AS MÃOS COM FREQUENCIA, USAR MÁSCARA, EVITAR AGLOMERAÇÕES

Oito estados já há oferta da quinta dose do imunizante: São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Pernambuco, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte e Acre. Quatro capitais, já anunciaram a aplicação da 5ª dose: . Belo Horizonte, Salvador, Maceió e Aracaju.

A aplicação da 5ª dose da vacina contra Covid- 19, em Salvador, está prevista para ser iniciada na próxima quinta- feira (17/11).

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe