Olá! Sou Maribel Barreto, e estamos juntos hoje no Quadro do Programa Saúde Integrativa, com a série Coisas da Consciência.
No Universo tudo são Leis. Elas que advém do Centro Absoluto de onde partem todas as ações, Deus, a vida das Leis Universais. Neste mesmo Universo, tudo é bem e tende ao melhor, com destaque à Lei de amor, que é considerada sua força mais sutil e ao mesmo tempo mais grandiosa.
O amor é, portanto, algo inexplicável, insuspeitável e inevitável, cuja prática favorece a ampliação da percepção da nossa realidade superior. Sendo assim, devemos amar tudo, pois em tudo Deus está presente.
Ele, o amor, é, para nós, a representação mais palpável do Divino, de modo que em nós e entre nós deve haver amor – esse que é, senão o maior, um dos maiores legados de Deus, pois com ele é possível transformar as trevas em luz, a escravidão em liberdade e a diversidade em unidade.
Só com o amor enfrentamos e de frente, a nós mesmos, ao mundo e a humanidade, pois com ele é possível ser e estar comum e comungado com o Todo, de tal maneira que as identidades se atraem, se alinham, se interpenetram e se confundem, a ponto de identificarem como uma só coisa; e os grandes ícones da humanidade são provas cabais disto.
Com tudo isto, podemos concluir que o amor é uma Lei Divina, uma Lei Universal, enfim, uma Lei Natural, que repousa em nossa Consciência e, embora seja um dever, não se impõe, estando disponível para todos nós, incondicionalmente. Coisas da Consciência.
Biografia de Maribel Barreto:
Nascida em Jequié – BA, em 16 de novembro de 1973, Maribel Oliveira Barreto tem como títulos o Pós-doutorado em Consciência, Transdisciplinaridade e Educação pela Universidade Católica de Brasília/Brasil, em 2009 e em Criatividade e Educação pela Universidade de Brasília/UNB/Brasil, em 2006; o Doutorado em educação pela Universidade Federal da Bahia/Brasil, em 2004; o Mestrado em educação, a Especialização em Psicopedagogia e a Graduação em Pedagogia, além de ter recebido em 2007, no CIHCE, o Título de Doutora Honoris Causa de Iberoamerica, em Panamá.
Consultora em Ciências da Educação e pesquisadora da temática Consciência há 30 anos, Maribel Barreto também é membro da Associação Internacional de Estudos Científicos da Consciência (ASSC). Tem experiência como Coordenadora do Mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social da Fundação Visconde de Cairu (2001-2015). Tem certificação Internacional em Coaching (ICC). Líder do Núcleo de Estudos sobre Autoconhecimento e Consciência do Instituto Superior de Educação Ocidemnte (ISEO).
Membro da Academia de Letras de Jequié. Membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). Tem experiência como educadora de diversas organizações governamentais, particulares e do terceiro setor, além de experiência internacional como palestrante nos países Canadá, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Estados Unidos, México, Panamá, Peru, Portugal.
Autora dos livros: O papel da consciência em face dos desafios atuais da educação (2005); Teoria e prática de uma educação integral (2006); Ensaios sobre Criatividade – Vol. I (2007); Ensaios sobre Criatividade – Vol. II (2008); Os Ditames da Consciência – Vol. I (2009); Os Ditames da Consciência – Vol. II: “A Consciência traz o que é verdadeiro e isto é porta” (2010); Os Ditames da Consciência – Vol. III: “A Consciência atrai o que vai adiante” (2011); Ensaios sobre Consciência (2012); Os Ditames da Consciência – Vol. IV: “A Consciência em busca de si mesma” (2013); Os Ditames da Consciência – Vol. V: “Consciência significa sem medida” (2014); Os Ditames da Consciência – Vol. VI: “Elevado ao Nada” (2015); Os Ditames da Consciência – Vol. VII: “Isto é Atemporal” (2016); Os Ditames da Consciência – Vol. VIII: “O Vácuo é Pleno” (2017); Os Ditames da Consciência – Vol IX: “À Ode Humana”. Além de diversos artigos científicos sobre as temáticas Consciência, Educação Integral e Criatividade.