O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, integra a delegação brasileira da 14ª Cúpula do G20, dada a relevância do tema financiamento em saúde.
líderes dos países-membros do G20, reunidos nesta sexta-feira (28), em Osaka, no Japão, reconheceram a importância do financiamento nos países em desenvolvimento e que a cobertura universal da saúde é a base para o crescimento econômico sustentável e inclusivo.
Mandetta afirmou que a cobertura universal da Saúde é uma questão central na agenda global. “O Brasil fomentou discussões na região das Américas para ampliar esse conceito, incluindo a perspectiva do acesso universal, que compreende a possibilidade de a população usar efetivamente serviços de saúde abrangentes, apropriados, oportunos e de qualidade, quando necessário”, destacou.
Os líderes do G20, constituído pelas 19 principais economias do mundo e a União Europeia, emitiram conjuntamente uma declaração, que reafirmam diversos compromissos e reconhecem como fundamental o financiamento sustentável da saúde, de acordo com o Entendimento Compartilhado sobre a Importância do Financiamento da cobertura universal da saúde nos países em desenvolvimento.