A vacinação contra a Covid pela rede particular foi liberada depois que o governo federal decretou o fim da emergência sanitária no país, em abril.
Poderão comprar as doses nas clínicas particulares todos os grupos que já estão liberados a tomar a vacina da Covid na rede pública. A segunda dose de reforço também poderá ser aplicada em pessoas entre 18 e 60 anos, contanto que apresentem um relatório médico que indica a necessidade da vacina.
“Essa avaliação médica vai ter que ser feita com critério, muito rígido, para saber se esse paciente vai ser beneficiado com a vacina ou não. Hoje a gente vai seguir a orientação do Ministério da Saúde”, explica Geraldo Barbosa, presidente da Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas.
“O setor privado ele funciona de forma complementar ao Programa Nacional de Imunizações. Então aquela pessoa que tem dificuldade de comparecer ao posto saúde no horário que o público funciona, né, que gosta de ter um horário diferenciado, um agendamento, as clínicas privadas normalmente funcionam aos sábados. Então isso também é positivo nesse momento que nós precisamos ter toda população acima de 5 anos com duas doses, com inclusive com os reforços que são recomendados”, diz Carla Domingues, epidemiologista e ex-coordenadora do PNI.
Segundo, Fabrício Costa, gerente de comunicação da AstraZeneca. já existe um milhão de doses disponíveis para o setor privado de saude e mais vacinas vão chegar. As doses custam entre R$250 e R$350