Uma cirurgia de cérebro será transmitida ao vivo pela emissora internacional “National Geographic”, no próximo dia 25. O procedimento que terá duração aproximadamente duas horas, será filmado no Hospital Universitário do Case Medical Center, em Cleveland, em Ohio – nos Estados Unidos.
Para melhor transmissão, serão colocados câmeras nos equipamentos cirúrgicos dos médicos, assim como a presença de outras duas filmadoras portáteis. Na ocasião, o público pode acompanhar os comentários de um neurocirurgião, através do programa exibido pelo jornalista Bryant Gumbel.
Durante o procedimento, os médicos garantem que o paciente ficará acordado o tempo todo, apesar de ser uma cirurgia no cérebro, para que os cirurgiões saibam que estão manipulando a região correta do órgão. A cirurgia pretende tratar os tremores causados no paciente pelo Mal de Parkinson.
Em entrevista ao Hollywood Reporter, o Dr. Jonathan Miller, diretor do Centro de Neurocirurgia Funcional e Restauradora do Hospital, afirmou que a equipe espera desmistificar a cirurgia cerebral, diminuindo o medo e o estigma desta operação. O médico também espera que a transmissão ao vivo dê uma estimulação profunda no cérebro, instrua os espectadores e ofereça um olhar mais abrangente sobre o procedimento.
*Redação Saúde no Ar