Cientistas testam tecnologia de RNA mensageiro para vacina universal contra gripe

Estudo mostra que vacina experimental forneceu ampla proteção contra todos os 20 subtipos conhecidos de vírus influenza A e B, causadores da gripe comum, em testes iniciais em camundongos e furões.

Dessa forma, os resultados da pesquisa abrem um caminho para uma vacina universal contra a doença que pode ajudar a prevenir futuras pandemia. A vacina de duas doses emprega a mesma tecnologia de RNA mensageiro (mRNA) usada nas vacinas contra a Covid-19 desenvolvidas pela Pfizer e pela Moderna.

Contudo, uma vacina universal não significaria o fim das temporadas de gripe, mas substituiria o trabalho de adivinhação que envolve o desenvolvimento de vacinas anuais meses antes da temporada de gripe a cada ano.

De acordo com lider do estudo, “A ideia aqui é ter uma vacina que dê às pessoas um nível básico de memória imunológica para diversas cepas de gripe, para que haja muito menos doenças e mortes quando ocorrer a próxima pandemia de gripe”, disse Scott Hensley, da Perelman Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia, em um comunicado.

Assim, a vacina universal contra a gripe, se bem-sucedida em testes em humanos, não necessariamente preveniria a infecção. O objetivo é fornecer proteção duradoura contra doenças graves e morte, disse Hensley.

Ao contrário das vacinas contra a gripe padrão que fornecem uma ou duas versões de hemaglutinina, a vacina experimental inclui 20 tipos diferentes na esperança de fazer com que o sistema imunológico reconheça qualquer vírus da gripe que possa encontrar no futuro.

Além disso, a Moderna e a Pfizer têm vacinas de mRNA contra a gripe em estágio avançado de testes em humanos, e a GSK e o parceiro CureVac estão testando uma vacina de mRNA contra a gripe em uma avaliação de segurança em estágio inicial em humanos. Essas vacinas são projetadas para proteger contra apenas quatro cepas de influenza circulantes recentemente, mas teoricamente poderiam ser alteradas a cada ano.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe