Cientistas pesquisam ação do sal em excesso no cérebro

schedule
2015-02-24 | 13:30h
update
2022-02-06 | 08:11h
person
www.portalsaudenoar.com.br
domain
www.portalsaudenoar.com.br
Cientistas pesquisam ação do sal em excesso no cérebro

Embora a associação entre o sal e a hipertensão seja bem conhecida, os cientistas até agora não entendem os mecanismos que conectam a ingestão elevada de sal, como causa, e o aumento da pressão arterial, como efeito.

Estudando o cérebro de ratos, pesquisadores da Universidade McGill (Canadá) descobriram que a ingestão de grandes quantidades de sal provoca alterações em alguns circuitos essenciais do cérebro. Segundo descobriram, excesso de sal “reprograma” o cérebro e interfere em um mecanismo de segurança natural que normalmente impede a pressão arterial do corpo de subir além do normal e causa a hipertensão.

“Nós descobrimos que um período de ingestão elevada de sal na dieta dos ratos provoca uma mudança bioquímica nos neurônios que liberam vasopressina (VP) para a circulação sistêmica,” explica o professor Charles Bourque, coordenador do trabalho.

“Essa mudança, que envolve uma molécula neurotrófica chamada BDNF (fator neurotrófico derivado do cérebro), evita a inibição desses neurônios em particular por outras células,” complementa.

Em outras palavras, a ingestão de teores elevados de sal evita a inibição dos neurônios de VP (vasopressina) pelo circuito de detecção da pressão arterial do corpo.

A desativação deste mecanismo de segurança permite que a pressão arterial suba quando uma grande quantidade de sal é ingerida durante um longo período de tempo.

Entre as questões que ainda restam para serem respondidas em futuras pesquisas estão: Será que este mesmo efeito de reprogramação ocorre nos seres humanos? Se sim, será que ele pode ser revertido?

Fonte: Diário da Saúde

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
www.portalsaudenoar.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
www.portalsaudenoar.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
03.08.2024 - 07:25:18
Uso de dados e cookies: