Cientistas criam algoritmo capaz de medir nível de oxigênio no sangue com um celular

Resultados de experimento publicado na revista científica NPJ Digital Medicine da Nature, elaborado por pesquisadores da Universidade de Washington e da Universidade da Califórnia em San Diego mostrou que smartphones são capazes de detectar níveis de saturação de oxigênio no sangue em até 70%.

A analíse considerada “simples” envolve voluntários colocando o dedo sobre a câmera e o flash de um celular para decifrar os níveis de oxigênio no sangue.

Durante atendimentos médicos, os profissionais de saúde monitoram a saturação de oxigênio usando oxímetros de pulso. Por outro lado, ao monitorar a saturação de oxigênio em casa várias vezes ao dia pode ajudar os pacientes a ficar de olho nos sintomas de doenças como a Covid-19 e a asma.

 

O estudo

A pesquisa contou com a participação de seis voluntários com idades entre 20 e 34 anos. Três pessoas do sexo feminino e três do sexo masculino.

Para coletar dados para treinar e testar o algoritmo, os pesquisadores fizeram com que cada participante usasse um oxímetro de pulso padrão em um dedo e, em seguida, colocasse outro dedo na mesma mão sobre a câmera e o flash de modelo de celular Nexus 6P. Cada participante teve essa mesma configuração em ambas as mãos simultaneamente.

O dispositivo foi configurado especificamente para que as configurações de exposição da câmera no hardware não mudassem durante todo o estudo.

O processo durou cerca de 15 minutos. Para todos os seis voluntários, a equipe adquiriu mais de 10 mil leituras de nível de oxigênio no sangue entre 61% e 100%.

Os cientistas usaram dados de quatro dos participantes para treinar um algoritmo de aprendizado profundo para extrair os níveis de oxigênio no sangue.

O restante dos dados foi usado para validar o método de análise, em seguida, testá-lo para ver o desempenho dele em novos indivíduos.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe