Cientistas conseguem reverter o envelhecimento em camundongos

David Sinclair, biólogo molecular da Escola de Medicina de Harvard,  junto com sua equipe, realizou uma experiência com ratos idosos e conseguiu reverter o envelhecimento dos ratos. “Os ratos idosos estão crescendo jovens novamente.”

“Fizemos isso em um camundongo. Não há razão para pensar por que deveria também não funciona em uma pessoa”, afirmou David Sinclair.

Usando proteínas que podem transformar uma célula adulta em uma célula-tronco, Sinclair e sua equipe redefiniram as células envelhecidas em camundongos para versões anteriores de si mesmas.

“Se revertermos o envelhecimento, essas doenças não devem acontecer. Temos a tecnologia hoje para ser capaz de chegar às centenas sem se preocupar em ter câncer aos 70, doenças cardíacas aos 80 e Alzheimer aos 90″, Sinclair disse a uma audiência no Life Itself, um evento de saúde e bem-estar apresentado em parceria com a CNN.

Enquanto a medicina moderna aborda a doença, ela não aborda a causa de uma forma mais clara , “que para a maioria das doenças é o próprio envelhecimento”, disse Sinclair. “Sabemos que quando revertemos a idade de um órgão como o cérebro de um camundongo, as doenças do envelhecimento desaparecem. A memória volta, não há mais demência.

“Acredito que no futuro, retardar e reverter o envelhecimento será a melhor maneira de tratar as doenças que afligem a maioria de nós.”

“Este é o mundo que está chegando. É literalmente uma questão de quando e para a maioria de nós, vai acontecer em nossas vidas”, disse Sinclair à platéia.

“Sua pesquisa mostra que você pode mudar o envelhecimento para tornar a vida mais jovem por mais tempo. Agora ele quer mudar o mundo e tornar o envelhecimento uma doença”, disse Whitney Casey, uma investidora que está em parceria com a Sinclair para criar um teste de idade biológica do tipo “faça você mesmo”.

“É uma redefinição permanente, até onde sabemos, e achamos que pode ser um processo universal que pode ser aplicado em todo o corpo para redefinir nossa idade”, explicou Sinclair, que passou os últimos 20 anos estudando maneiras de reverter a estragos do tempo.

Conselhos de David Sinclair sobre como evitar o envelhecimento: “As principais dicas são simples: concentre-se em plantas para se alimentar, coma com menos frequência, durma o suficiente, perca o fôlego por 10 minutos três vezes por semana se exercitando para manter sua massa muscular, não se preocupe com coisas pequenas e tenha uma boa grupo social”, disse Sinclair.

O impacto positivo em nossa saúde de comer uma dieta baseada em vegetais, ter relacionamentos próximos e amorosos e fazer exercícios e dormir adequadamente estão bem documentados.

Comer pouco com alimentos de qualidade, ajuda a retardar o envelhecimento:

“Faço testes biológicos há 10 anos e estou ficando cada vez mais jovem na última década”, disse Sinclair. “A maior mudança no meu relógio biológico ocorreu quando eu comia com menos frequência — eu só faço uma refeição por dia agora. Isso fez a maior diferença na minha bioquímica.”

Testes recentes mostram que ele tem uma idade biológica de 42 anos em um corpo nascido há 53 anos.

Os exercícios físicos também ajuda em retardar o envelhecimento:

Ele se exercita dando muitos passos todos os dias, sobe as escadas em vez de pegar um elevador e vai à academia com seu filho para levantar pesos e correr antes da sauna e mergulhar em uma piscina gelada. “Recuperei meu corpo de 20 anos”, disse ele com um sorriso.

Suplementos alimentícios e vitaminas:
Sinclair toma vitaminas D e K2 e aspirina infantil diariamente, juntamente com suplementos que se mostraram promissores em prolongar a longevidade em leveduras, camundongos e células humanas em tubos de ensaio.

Um suplemento que ele toma depois de descobrir seus benefícios é 1 grama de resveratrol, substância antioxidante encontrada na casca de uvas, mirtilos, framboesas, amoras e amendoins.

Ele também toma 1 grama de metformina, item básico no arsenal de medicamentos usados ​​para baixar o açúcar no sangue em pessoas com diabetes.

Fonte: CNN

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.