Cientistas conseguem detectar quando plantas estão estressadas

Nanossensor alerta quando plantas estão estressadas por danos físicos

Engenheiros do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, desenvolverm um metodo capaz de detectar situações de estresse em plantas, causados por danos físicos.

Os cientistas descobriram que, depois que uma folha é “ferida”, a planta libera uma substância chamada de peróxido de hidrogênio. Essa substância parte do machucado e se espalha por toda a folha, de forma semelhante a maneira como os neurônios transmitem impulsos elétricos em nossos cérebros. “Como dominós caindo sucessivamente, isso cria uma onda que pode se propagar muito mais longe do que apenas um peróxido de hidrogênio sozinho”, afirmou Michael Strano, líder da pesquisa, em declaração à imprensa.

Os danos físicos (“feridas”) podem ser resultado de diversos fatores, como infecções e queimaduras — e os novos sensores conseguem identificar qual tipo de estressor causou a onda de peróxido de hidrogênio.

A tecnologia poderá ajudar os cientistas a desenvolver novas estratégias para melhorar a produção agrícola,

Fonte: Revista Galilei

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.