Categories: Eu Faço Saúde

Cientista elogia liberação do canabidiol pelo CFM

A autorização pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) do uso do canabidiol, substância encontrada na maconha, para o tratamento de epilepsia em crianças e adolescentes até 18 anos, é vista pelo o psiquiatra José Alexandre Crippa, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto (SP), como histórica.

Referência no cenário científico, o professor afirmou que a liberação do medicamento é um passo importante para a possível reclassificação do composto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já que atualmente o canabidiol é considerado como medicamento de uso proscrito e só pode ser importado com autorização da agência.

Não existe bula para o remédio e está faltando orientação por parte do Conselho sobre como e em que doses o médico deve prescrever a substância, cujo autorização de uso está restrita a neurologistas, psiquiatras e neurocirurgiões. Estes profissionais, entretanto, só deverão receitar  o canabidiol como medicamento de uso compassivo, ou seja, em pacientes que não respondem a nenhum outro tipo de tratamento contra epilepsia e convulsões.  

Segundo Crippa, o canabidiol é como qualquer remédio, e pode funcionar para algumas pessoas e não funcionar para várias outras, podendo ter efeitos colaterais, além disso. “Ele tem que ser encarado como nova opção terapêutica. A gente acredita que possa servir para muita coisa, e está estudando e investigando”, afirma.

A Anvisa  divulgou novas regras que irão facilitar a importação do canabidiol no Brasil, sendo que a documentação até então exigida para a compra do medicamento passa a ser obrigatória somente na primeira importação, e terá validade de um ano. Assim, a cada nova compra, o paciente ou responsável deverá apenas apresentar a receita médica.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Patricia Tosta

Recent Posts

Confira a programação da festa de Santa Dulce dos Pobres

Festa de Santa Dulce dos Pobres vai ter shows de Padres Fábio de Melo e…

35 minutos ago

A Importância do Tratamento Interdisciplinar na Obesidade

Nesta quarta-feira, 17.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou, Dr.…

15 horas ago

Criada a carteira nacional de identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

Nesta quarta- feira, o presidene Lula assinou um decreto que cria o Sistema Nacional de…

16 horas ago

Servidores do INSS estão em greve

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entraram em greve nesta terça-feira (16)…

20 horas ago

Vagas de emprego no Simm nesta quarta-feira (16/07)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 54 vagas de emprego…

1 dia ago

Ludopatia – O vício nos jogos de azar

O vício em jogos de azar é uma doença classificada pela Organização Mundial da Saúde…

1 dia ago