Notícias

Cientista brasileiro escalado para missão espacial abrirá seleção para levar pesquisas nacionais

Primeiro cientista brasileiro a ir ao espaço, o biólogo Alysson Muotri, tem o projeto de levar pesquisas de outros colegas do país para a Estação Espacial Internacional (ISS). De acordo com o pesquisador, o objetivo  é integrar a ciência do Brasil a essa missão planejada para 2024.

Estou mapeando os potenciais interesses de cientistas brasileiros que desejam fazer experimentos na Estação Espacial para incorporá-los na pesquisa”.
Na viagem programada para novembro de 2024, Muotri pretende desenvolver pesquisas que serão fundamentais para avaliarmos a viabilidade da colonização interplanetária.

Isso porque o cientista terá como principal tarefa melhor entender os efeitos da microgravidade nos chamados “minicérebros“, uma versão reduzida do nosso mais complexo órgão que é criada em laboratório por meio de células-troncos. Em 2019, em colaboração com a Nasa, a agência espacial norte-americana, e a Universidade da Califórnia, o pesquisador já tinha enviado minicérebros para o espaço. Com a pesquisa, ele constatou que as células cerebrais envelhecem mais rapidamente nesse ambiente: cerca de 10 anos em um mês.

Como algumas agências espaciais têm projetos ambiciosos de exploração do espaço planejados para este século (que exigem longas viagens), entender o comportamento dessa estrutura completa que simula de forma simples a organização celular encontrada no cérebro humano é fundamental para o sucesso dessas empreitadas.

“Eu quero integrar a ciência brasileira e os cientistas que estão trabalhando no Brasil nesse projeto”, acrescenta o pesquisador.

Muotri, que deve passar cerca 10 dias na ISS, fala ainda que quer unir o que considera como “diáspora”, os cientistas que estão no exterior, com a ciência brasileira nessa iniciativa que busca descobrir formas de proteger o cérebro de astronautas dos efeitos da microgravidade.

 

Fonte: G1

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Joice Mara Araujo

Recent Posts

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

2 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

9 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

11 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

11 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

11 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

11 horas ago