Ciclo menstrual prejudica a tentativa de parar de fumar

Um estudo realizado pela pesquisadora Adrianna Mendrek constatou que o ciclo menstrual pode dificultar possíveis tentativas de parar de fumar. O estudo foi realizado com 19 mulheres e 15 homens voluntários que fumaram um cigarro a cada 40 minutos a fim de comprovar que todos fumavam por conta de um desejo incontrolável.

Segundo o Portal Terra, os voluntários da pesquisa foram submetidos a exames de ressonância magnética enquanto olhavam para uma série de imagens entre relacionadas e não com o hábito de fumar. Ao final, eles elencaram quais imagens estimularam o desejo do fumo, sendo que as mulheres passaram por esta fase em diferentes fases do ciclo menstrual.

A conclusão da pesquisa foi que a fase folicular – entre o período menstrual e a ovulação – as imagens relacionadas com o cigarro afetaram mais partes do cérebro das mulheres, indicando maior vontade de fumar. Segundo os cientistas, os níveis de estrogênio e progesterona presentes na fase lútea – entre o primeiro dia da ovulação e o primeiro dia do ciclo menstrual – ajudam a mulher a se sentir mais forte e por isso enfrentam com mais determinação o desejo de abandonar o cigarro.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.