Chumbo em Santo Amaro e os impactos para a comunidade

A presenaça do chumbo no município de Santo Amaro, no Recôncavo baiano tem causado muito sofrimento à comunidade. As evidências da escoria que existe dentro da comunidade Quilombola é uma realidade que faz parte da vida dos moradores da região desde a década de 1970, tendo ação, em 2003.

Santo Amaro foi contaminada por uma poluição grave, prolongada é reversível.

Durante 32 anos, a empresa produziu 500 mil tonelada de escória. Onde a prefeitura utilizava para fazer a pavimentação, nas ruas desde 1980.

O chumbo e prejudicial à saúde, tendo vários efeitos nocivos como: anemia, paralisia, doença arterial e câncer. Todos os funcionários tinham que ser monitorado, o caso de Santo Amaro foi muito estudado.

Aos pescadores foram negados o direito de trabalhar com a pesca, nos rios e mangues, por estarem contaminados pelo chumbo.

Muitos trabalhadores da fábrica na parte da caldeira tiveram suas vidas devastadas, entre estes meu pai que durante o período  que prestou serviço chegava em casa cansado, sem saber na época o motivo daquele  cansaço, hoje entendemos que  já era a doença que estava corroendo a sua vida. Meu pai acabou falecendo no ano de 1987 infelizmente esse não é um caso isolado, muitas mulheres ficaram sem os seus maridos e muitas crianças sem pai, até quando? . O assunto foi tema do quadro meio ambiente e saúde . Ouça na íntegra o comentário da pescadora quilombola Luiza dos Santos Reis do Quilombo Cambuta/Santo Amaro.

ceanográficos

Desde o ano de 2017 a Escola de Nutrição/UFBA,desenvolve o projeto de Extensão,“Nutrição, meio ambiente e saúde no ar: comunicação em saúde e cidadania”, sob a coordenação da Profa Ma.Neuza Maria Miranda dos Santos e colaboração do Grupo Germen, e da  aluna bolsista do projeto Permanecer, Thuane Policarpo.Para participar do Projeto que tem como objetivo apresentar e discutir temas de saúde, em seu conceito ampliado, além de difundir informações científicas sobre nutrição, alimentação saudável e qualidade de vida, basta enviar perguntas ou sugestões de temas para o email: produção@portalsaudenoar.com.br ou uma mensagem de texto ou áudio para o WhatsApp: 71-9968-13998.

 

Foto:Internet

Fonte: Luiza dos Santos Reis, pescadora quilombola -Quilombo Cambuta/Santo Amaro.

Redação Saúde no ar.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Lino Rocha

Recent Posts

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

1 hora ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

9 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

10 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

10 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

10 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

11 horas ago