Ícone do site

Chip no cérebro ajuda jovem

A partir de uma técnica inovadora, capaz de restabelecer a comunicação entre o cérebro e os músculos contornando a medula espinhal danificada, um estadunidense com os quatro membros paralisados conseguiu mover os dedos e pulso. Um chip capaz de transmitir pensamentos a um computador foi implantado no cérebro do paciente. A máquina decodifica os dados recebidos e envia comandos para que sejam possíveis os movimentos do braço. De acordo com a revista “Nature”, trata-se do primeiro caso médico do tipo.

Resultados obtidos em 2014 já demonstravam que a estratégia permitia que o paciente abrisse e fechasse as mãos ao pensar nos movimentos que queria fazer. A partir de agora é possível realizar movimentos mais complexos.

O paciente em questão Ian Burkhart, um jovem de 24 anos que, há seis anos, ficou tetraplégico depois de um acidente durante um mergulho. No mesmo ano em que foram obtidos os primeiros resultados, ele recebeu o chip em seu cérebro e uma manga de eletrodos para a estimulação dos músculos atrofiados. Após mais de 15 meses de tratamento, agora ele já capaz toca guitarra através de um videogame.

Redação Saúde no Ar*

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile