O ‘Buraco do dragão’ que tem 300 metros de profundidade e mais de 20 espécies no local. Está localizado em um dos maiores recifes de coral do arquipélago. Os moradores o chamam de “olho do mar”, ao sul da China. O buraco azul tem o tamanho equivalente à altura do maior prédio da Europa, o edifício Shard, localizado em Londres.
De acordo com Fu Liang, chefe do instituto que pesquisou a área (Sansha Ship Course Research Institute for Coral Protection), o local foi descoberto após projeto de exploração que iniciou em agosto de 2015. O instituto mergulhou no local, gravou o ambiente com uma câmera e pode observar mais de 20 espécies de peixes e outros organismos marinhos no nível superior do buraco subaquático.
Confira também
Aviões comerciais são risco ambiental
Impactos climáticos é assunto na conferência da OMS
Na parte mais profunda, o espaço é quase livre de oxigênio, ou seja, a reprodução da vida é improvável.O recorde anterior era de um buraco com 202 metros, o “Grande Buraco Azul”, que fica nas Bahamas.
Os buracos subaquátcos são formações marinhas importantes para a investigação das espécies e a para a construção de projetos. Os pesquisadores recomendaram a proteção e exploração científica da nova descoberta num projeto de cinco anos na China.
Redação Saúde no Ar*
Taiane Silva