A China instalou uma turbina eólica de 16 megawatts (MW). O equipamento, o maior do mundo, faz parte de um projetodo governo chinês: o parque eólico offshore Zhangpu Liuao, da China Three Gorges Corporation (CTG). O custo total do projeto chega a US$ 885 milhões (cerca de R$ 4,25 bilhões).
O equipamento possui pás de 123 metros de comprimento, a turbina eólica tem 152 metros de altura, equivalente à altura de um prédio de 50 andares. Dessa forma, com uma turbina de 16 megawatts (MW) é capaz de gerar 34,2 kilowatts-hora (kWh) de eletricidade por rotação, o que pode sustentar uma família de três pessoas por uma semana por rotação.
Assim, após o fim da instalação, ela poderá produzir mais de 66 gigawatts-hora (GWh) por ano, de acordo com a CTG, o suficiente para garantir energia para 36 mil residências durante um ano todo.
Com a crescente procura por energia mais limpas, acontece a maior demanda de construção de parques eólicos em alto mar ao redor do mundo. Devendo contar com mais de 5 mil turbinas instaladas a cada ano até 2050 para limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius.
Dessa forma, as turbinas eólicas flutuantes estão surgindo como uma solução promissora, ficando cada vez maiores, permitindo que a eletricidade seja produzida a um custo mais baixo.