O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira (18) a morte de oito pessoas em decorrência da febre amarela no estado de Minas Gerais, após o resultado de exames realizados com o sangue das vítimas detectarem a presença do vírus.
A pasta confirmou que quatro das oito vítimas contraiu a doença no meio rural, enquanto os demais casos ainda são investigados quanto à possibilidade de a infecção ter ocorrido após a aplicação da vacina contra a doença, que contém o vírus vivo atenuado. O Diretor do departamento de doenças transmissíveis do ministério, Eduardo Hage explicou que nos últimos anos, não havia registro importante de febre amarela vacinal.
Ainda de acordo com a publicação, outras 53 mortes registradas no leste do estado são investigadas por suposta relação com a doença. A pasta também acompanham seis casos suspeitos em quatro municípios do Espírito Santo.
Alerta na Bahia- A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu uma nota informando sobre o risco de ocorrência de febre amarela no estado. Após seis casos de epizootia (transmissão agente patogênico entre animais hospedeiros) em macacos no município de Coribe, no Oeste da Bahia, por prevenção, a Sesab recomendou a imunização de 100% da população de 45 cidades baianas.
Veja cartilha de prevenção:
Redação Saúde no Ar