Chapada Diamantina- 30 cães moreram com cinomose

No município de Palmeiras, no Vale do Capão, na região da Chapada Diamantina – BA, 30 cães morreram de cinomose.

o órgão municipal de saúde e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), informou, por meio de nota, que acompanha os casos para afastar as possibilidades de que seja raiva ou outras doenças caninas que possam ser transmitidas aos humanos.

A cinomose é uma doença infectocontagiosa causada pelo vírus da família Paramyxovirus e atinge somente cães. Ataca o sistema nervoso do animal e, após o contágio, há poucas chances de cura.

Os sintomas mais comuns são vômito, diarreia com sangue, desânimo, falta de apetite e emagrecimento. Em estágio terminal, atinge o sistema nervoso central e causa desorientação e crises convulsivas.

A doença afeta cães que ainda não terminaram o esquema vacinal (filhotes) ou que não receberam o reforço anual da vacina múltipla, identificada como V8, V10 ou V11.
A vacina não está disponível em unidade públicas,só é encontrada em clínicas veterinárias particulares

A falta de vacinação dos filhotes e a desatualização de vacinas dos cães adultos são os principais fatores de contaminação. O vírus não é transmissível a seres humanos.

A transmissão pode ocorrer através da secreção dos olhos, nariz ou pela urina.

Foto da Avelino Calvar Martinez do Burst

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe