O Conselho Federal de Psicologia (CFP), realiza pesquisa com psicólogas(os) de todo o país sobre as “Condições de trabalho de psicólogas e psicólogos durante a pandemia do coronavírus”.
A iniciativa do CFP, juntamente com o apoio do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP/CFP), surgiu; como resultado de um pedido de informações do Ministério da Saúde e tem como objetivo identificar as alterações que afetaram as condições de trabalho da categoria profissional durante o período da pandemia.
O questionário abrange questões acerca da situação de trabalho antes da pandemia (como natureza da instituição empregadora, vínculo empregatício e carga horária semanal de trabalho). Além disso, aborda a percepção sobre a pandemia e o isolamento social, os impactos da Covid-19 e as medidas necessárias para a continuidade do trabalho, considerando a excepcionalidade do atual momento. De acordo com o CFP, a pesquisa destaca ainda os aspectos inerentes ao convívio familiar; de modo a mapear as dificuldades impostas no âmbito do lar.
As pessoas interessadas têm até o dia 30 de agosto para responder ao questionário. Cabe ressaltar que a participação é voluntária, inteiramente de forma on-line e que são completamente assegurados o sigilo, a privacidade e a confidencialidade das informações.
Para participar, basta acessar o formulário disponível neste link. Mais informações sobre a pesquisa podem ser solicitadas pelo e-mail crepop@cfp.org.br.
Veja também: Saúde Integrativa: Entidades de Saúde divulgam protocolos de cuidados alternativos para covid-19
OPAS: Jovens impulsionam disseminação da covid-19 nas Américas