O Conselho Federal de Medicina (CFM) lança cartilha gratuita com os direitos dos pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS). A publicação, que já está disponível para download gratuito no portal do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), visa contribuir para o esclarecimento da população sobre o funcionamento do SUS, explicando de forma objetiva as regras que podem garantir atendimento adequado às necessidades dos cidadãos.
Muitos pacientes do serviço público de saúde não sabem, mas têm uma série de direitos, a exemplo da assistência integral, incluindo o acesso aos remédios (mesmo fora do hospital) e a todas as terapias (fisioterapias, próteses, etc) necessárias ao restabelecimento da saúde.
Além de ter sido desenvolvida em uma linguagem acessível, a cartilha foi diagramada no formato de gibi e está dividida em tópicos. Todos os cuidados foram tomados para facilitar o entendimento do usuário sobre o conteúdo apresentado. A fim de ampliar a sua divulgação, os Conselhos Regionais de Medicina vão distribuir a publicação em hospitais públicos nos respectivos estados.
“Parece simples, mas essa é uma iniciativa importante. Afinal, a população precisa conhecer seus direitos para cobrar uma assistência digna e de qualidade”, pontua a presidente do Cremeb, conselheira Teresa Cristina Maltez.
Para o presidente do CFM, conselheiro Carlos Vital, o SUS, que foi criado pela Constituição Federal Brasileira, em 1988, é um projeto importante para o país, que depende de mais investimentos, de melhor gestão e de controle e avaliação para ser viabilizado.
“Os médicos e a população contam com o cumprimento dessas premissas. Hoje, os governos gastam mal, escondem sua competência administrativa e a corrupção causa sérios transtornos pelos desvios de recursos que deveriam ir para hospitais, postos de saúde, investimentos e custeios na área”, afirma.
Fonte: CFM
Redação Saúde no Ar*
Ana Paula Nobre