Além de certificado digital gratuito o Conselho Federal de Medicina (CFM) desenvolveu uma nova plataforma de prescrição eletrônica (prescricaoeletronica.cfm.org.br). Assim, agora, o médico poderá realizar prescrição diretamente na plataforma e enviá-la por e-mail ou Whatsapp do paciente; dessa forma todo o processo de prescrição e dispensação do documento ocorrendo de forma online. A plataforma aceita em todo território nacional é totalmente gratuita.
De acordo com o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Dr. Otávio Marambaia, a ferramenta. “Vai facilitar a vida do médico e também a do paciente. Ela possibilita que o médico acompanhe melhor o seu paciente, é um meio que traz para o médico uma facilidade muito grande, permitindo que ele possa à distância cuidar, tratar e orientar adequadamente”, explica Marambaia.
Do mesmo modo que a plataforma anterior, criada em abril de 2020, a nova ferramenta; nascida de parceria entre o CFM com o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Os médicos vão continuar emitindo pela plataforma, atestados, relatórios médicos; bem como solicitações de exames, receitas simples, antimicrobianas e de controle especial, laudo médico e parecer técnico.
Além disso, a nova plataforma, registra o nome do paciente e o local do atendimento; assim como a relação dos documentos médicos emitidos, permitindo acesso futuro por parte do médico. A nova ferramenta também tem integração com o certificado digital, garantindo assim a segurança na transmissão das informações.