Órgão que fiscaliza o SUS na Bahia, o Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES-BA), informou envio de ofício ao Ministério Público da Bahia (MP-BA). solicitando intervenção o aumento da frota de ônibus em horários de pico em Salvador.
De acordo com o CES-BA a medida é essencial para o controle da disseminação do vírus da covid-19; e proteção da população trabalhadora da capital baiana.
“Estamos num novo momento de agravamento da pandemia, com muitos casos ativos e o transporte público tem ficado lotado. Isso é um risco para a vida das pessoas e para o sistema público de saúde. Precisamos de ações mais eficazes de prevenção e o aumento da frota garantirá distanciamento seguro nos ônibus para evitar o contágio”; explica Marcos Sampaio, presidente do CES-BA.
Além disso, em recomendação a prefeitura e governo estadual o órgão recomendou a distribuição gratuita de máscaras do tipo PFF2 ou N95 para a população, dispensa do termo de autorização ou prescrição médica para a vacinação das crianças contra a covid-19; bem como, extensão da cobrança de passaporte da vacina para outros ambientes fechados.
Campanha Solidariedade é Amor #SOSBAHIA