Assim como nosso corpo, o cérebro necessita de exercícios e para não perder a sua capacidade produtiva. Porém, para desenvolver o cérebro é preciso de treino pois ao realizarmos atividades de maneira mecânica, não estimulamos nossa mente e acabamos por esquecer a ação praticada. Nos Estados Unidos, o nome dado a esse tipo de ginástica para o cérebro é neuróbica, que tem como objetivo estimular a audição, paladar, olfato, tato e visão por meio de exercícios que assegurem melhorias na concentração e memória.
Os especialistas afirmam que o mais importante nessa ginástica não é o acréscimo de tarefas e sim a modificação na sua realização diária. Essa ginástica implica na inversão da ordem de determinados movimentos rotineiros, resultando em uma alteração na percepção, ou seja, são exercícios que oscilam com aspectos físicos, mentais e emocionais do nosso corpo.
Para saber mais sobre essa ginástica mental, o Saúde no Ar convidou a psicóloga Neusa Marques para participar do quadro “Conversando com o especialista” nesta quinta-feira (10.12) .
O Saúde no Ar, apresentado por Patrícia Tosta, começa às 10 horas e é transmitido pela Rádio Excelsior (AM840) e pela nossa rádio web. Perguntas poderão ser feitas pelo telefone 3114.3307 ou pelo WhatsApp 8247.9246. Participe.
Redação Saúde no Ar
(A.V)